Thursday, May 26, 2011

Tarte de Lima e Limão

Pois, eis se não quando, depois de um período de ausência voltei a ter algum tempo para continuar com o meu blogue e com os meus tachos e panelas.

Para quem não saiba, nasceu no dia 8 de Março, dia internacional da mulher, a minha filhota Beatriz! Tem sido maravilhoso experimentar de novo a felicidade de ser mãe, uma vez que já tenho também o João de quase 3 anos; enfim, com a criançada cá de casa tem sido difícil conciliar as coisas e ainda ter tempo para avançar com o blogue. Mas acho que agora já alcançámos um equilíbrio e que será possível partilhar de novo com todos vocês a minha paixão pela comida e pela culinária.

Espero que continuem curiosos e ávidos de novidades saborosas!

Para abrir o apetite começo por partilhar esta tarte deliciosa, que encontrei num dos livros do Jamie Oliver que ofereci à minha mãe há uns anos...escusado será dizer que ela é que o tem mas quem vai lá retirar ideias sou eu!


Ingredientes:

1 base de torta (fiz uma receita de massa quebrada da Bimby)
340 g açúcar refinado (cortei um pouco e coloquei 300 g)
8 ovos grandes
350 ml natas frescas
250 ml sumo de lima (a receita original referia 200 ml mas assim fica com travo ligeiramente mais ácido e muito bom!) 
100 ml sumo de limão


Modo de Preparação:

1 - Forrar a forma com a massa quebrada, tendo o cuidado de fazer com um garfo pequenos furos para a massa não deformar. Cozer a massa em forno a 180ºC até estar douradinha.

2 - Pincelar a massa com uma clara de ovo; isto vai fazer com que o recheio que vamos colocar depois, que é bastante líquido, não ensope a base de massa.

3 - Bater o açúcar com os ovos. Eu fiz esta operação na Bimby que é bem mais rápido e prático; demorou cerca de 1,5 minutos na velocidade 4.

4 - Adicionar as natas e o sumo de lima e limão, aos poucos, misturando tudo muito bem.

5 - Despejar o recheio na forma da massa tendo o cuidado de fazer isto com a forma já no tabuleiro do forno, uma vez que o recheio é completamente líquido e assim evitamos derrames acidentais e muito desagradáveis de limpar!

6 - Levar a cozer no forno a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Quando retiramos do forno o recheio deve estar firme mas meio trémulo no meio; depois de arrefecer e ir ao frigorífico por algumas horas fica perfeito.

7 - No momento de servir colocar algumas raspas de lima/limão por cima da tarte.




Então, digam lá se não tem bom aspecto! Esta tarte foi feita para sobremesa do meu almoço de aniversário; foi o que terminou um almoço de inspiração mexicana: guacamole com tortilhas de entrada, chilli com carne acompanhado de arroz basmati perfumado com salsa e depois este fim delicioso...só foi pena não ter tirado fotos aos restantes pratos mas acreditem que estavam muito bons!

Pelo menos os convidados ficaram todos satisfeitos e isso é o que conta, certo? Vá, só para se babarem mais um bocadinho aqui fica uma imagem mais pormenorizada.



1 comment:

  1. Em primeiro lugar muitos Parabéns pelo nascimento da Beatriz, espero que seja sempre muito feliz!

    Com filhos as nossas prioridades transforma-se completamente, e conciliar os afazeres domésticos com o tempo a eles dedicado nem sempre é fácil, mas coragem! Com muito carinho e uma dose extra de paciência verás que superas tudo.
    A tarte é uma prova disso, ficou fantástica!

    Beijinho.

    ReplyDelete