Thursday, October 16, 2014

Bifinhos perfumados com tomilho e estufado de feijão e tomate cereja


Neste dia mundial da alimentação tinha que publicar o meu almoço de hoje que foi simples mas delicioso! Comer é mesmo isto, é disfrutar de prazeres simples, um aroma, um sabor, algo que nos completa e satisfaz totalmente.

Nas coisas mais básicas podemos encontrar a perfeição e, por vezes, menos é mais! Neste caso é mesmo isso - um pedaço saboroso de carne perfumada de ervas aromáticas e um acompanhamento à altura, saciante e indulgente!

Cá por casa dou prioridade a uma alimentação equilibrada, com frutas e legumes para todos, sem exceção. Os miúdos estão habituados e gostam, a mais pequenita é que de vez em quando tem assim uns "caprichos" mas nada que não se resolva pontualmente. Para a escola o mais velho leva sempre 3 peças de fruta - uma para o lacnhe da manhã, outra para o da tarde e outra para o almoço. A mais pequena ainda não faz o lanche da manhã por isso leva apenas duas.

São hábitos suadáveis que lhes tento transmitir a toda a hora e que espero que os acompanhem por toda a vida, pois tratarmos de nós começa por fazermos uma boa alimentação, variada e suadável.

E aqui fica a receita, espero que gostem!







Ingredientes (para 3 pessoas)

1 lata grande de feijão branco
8-10 tomates cereja
1 cebola
1/2 malagueta
sal e pimenta q.b.
azeite
2 c. sopa de polpa de tomate com manjericão e alho
3 bifinhos de porco
tomilho fresco em rama
1 c. sopa de manteiga




Modo de Preparação:

1 - Para fazer o estufado de feijão começar por descascar a cebola e picá-la finamente. Levar ao tacho a refogar num pouco de azeite. Juntar a malagueta picada e deixar ganhar cor.

2 - Juntar o feijão escorrido e temperar de sal e pimenta. Juntar a polpa de tomate e juntar umas folhas de tomilho fresco. Mexer um pouco para misturar bem os ingredientes e juntar os tomates cereja lavados e cortados em metades e adicionar 3 colheres de sopa de água.

3 - Deixar cozinhar durante cerca de 7-10 minutos em lume brando. 

4 - Numa frigideira leve a alourar os bifinhos, temperando-os com sal e pimenta. Antes de os virar juntar umas nozes de manteiga na frigideira e juntar os ramos de tomilho inteiros para dar sabor.

5 - Depois de cozinhar ambos os lados da carne deixar repousar um pouco e depois servir quente, com o preparado de feijão!


E aqui fica a roda dos alimentos para não esquecer! 




  

1 comment: