Thursday, October 23, 2014

Tagine oriental com cuscuz e bacalhau

Hoje apeteceu-me experimentar com a comida, na verdadeira essência da palavra ou seja, fazer experiências com sabores familiares mas com temperos exóticos, de origem oriental e posso dizer que correu muito bem!

Este foi o meu almoço, um cuscuz com um salteado de legumes envolvido num sumptuoso molho de tomate, gentilmente cedido pela Guloso, acompanhado de umas saborosas e macias lascas de bacalhau cozido em leite e perfumado com cravinho. Como apropriado, tudo acompanhado pelo aroma inconfundível dos cominhos e da hortelã,  que deu uma frescura imediata e muito benvinda neste dia quente de Outono.

Espero que gostem e experimentem combinações diferentes pois ficarão deliciosas de certeza! 







Ingredientes (para 2 pessoas)

2 postas de bacalhau (não muito altas)
leite q.b.
1 folha de louro
1 cravinho
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1/2 pimento amarelo
1/2 courgete
1/2 beringela
1 malagueta
1 c. sopa de passas
azeite q.b.
sal e pimenta
1 medida de cuscuz (chávena almoçadeira)
1 medida de água quente
1/2 frasco de molho de tomate original Guloso








Modo de Preparação:

1 - Levar a cozer num tacho com leite, 1 cravinho e 1 folha de louro as postas de bacalhau. Depois de cozido retirar para um prato e deixar arrefecer. Fazer em lascas.

2 - Começar por lavar muito bem os vegetais e cortá-los: os pimentos em tirinhas e a courgete em quadrados. Reservar a beringela para cortar apenas no instante antes de colocar na frigideira para não oxidar.

3 - Colocar na frigideira um pouco de azeite e quando este estiver quente juntar 1 c. sopa de mistura de tempero oriental que já tem uma seleção de especiarias muito característica. Quando começar a sentir o aroma das especiarias junte a malgueta picadinha e os legumes, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar durante 10 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.

4 -  Enquanto isso fazer o cuscuz: numa tigela colocar uma medida de cuscuz (1 chávena almoçadeira foi a minha referência) e cobrir com a mesma medida de água quente. Juntar um ramo de hortelã para perfumar o cuscuz e cobrir com película aderente.

5 - Acabar o salteado: juntar aos legumes a beringela cortada em cubinhos e retificar os temperos. Juntar as passas.

6 - Deixar cozinhar durante mais 5-7 minutos e reservar.

7 - Aquecer 1/2 frasco de Molho Guloso Original (450g) e mexer bem. Reservar e começar a construir o prato.

8 - Numa tagine deite o cuscuz já soltinho com um garfo para ficar bem fofo. Fazer um buraquinho no meio e distribuir o cuscuz mais pelas laterais da tagine. No centro colocar metade do salteado de legumes e cobrir com metade do molho de tomate.

9 - Cobrir com o restante salteado de legumes e com o restante molho de tomate. Juntar o bacalhau em lascas e perfumar com umas folhas de hortelã.

10 - Servir com chá quente de menta ou gelado se for um dia quente como o de hoje!













4 comments: