Monday, November 17, 2014

Ninhos de abóbora, amêndoa e canela

Mais uma vez, um passatempo de uma da páginas que sigo foi o mote para a inspiração de mais uma receita saborosa e gulosa cá para casa! Desta vez foi com todo o gosto que aceitei o desafio para participar no passatempo do blog "O Barriguinhas"! Esta receita ficou realmente muito boa e rendeu bastante pois resultou em 12 rolinhos individuais mais um grande do tamanho de uma forma de tarte. 

Foi ótimo pois consumimos alguns durante os dia seguintes e congelei a tarte grande assim que arrefeceu para depois aquecer no lanche de fim de semana em família! Aconselho a fazerem o mesmo pois poupa trabalho e fica tão deliciosa como quando é acabada de fazer.

Nas indicações podem ler que fiz na Bimby mas poderão fazer a massa à mão, amassando durante mais tempo do que aquele que é preciso na Bimby!








Ingredientes:

1 frasco de doce de abóbora (Doces da Temporada Casa de Mateus)
240 g leite
50 g manteiga
2 ovos
1 c. chá sal
650 g farinha sem feremento
65 g açúcar
10 g fermento padeiro seco (2 saqueta)
2 c. sopa canela
3 chávena de amêndoas laminadas




Modo de Preparação:

1 - Juntar no copo da Bimby o leite e a manteiga. Programar 3 Min/Vel 1/50ºC.

2 - Adicionar os restantes ingredientes pela ordem da lista e processar 15 segundos na velocidade 7 até envolver tudo numa massa consistente. 

3 - Amassar durante 2 minutos na velocidade Espiga.

4 - Retirar a massa para uma taça e deixar levedar durante cerca de 1h ou até dobrar de volume.

5 - Depois desse tempo, estender a massa num tapete de silicone ou tábua e esticá-la na forma de um rectângulo. Esticar bem a massa e quando estiver bem fininha espalhar o doce de abóbora, deixando uma margem de cerca de 1,5 cm das margens. Espalhar a amêndoa laminada e polvilhar com a canela em pó.

6 - Fazer um rolo com a massa e cortar em rodelas de cerca de 1,5cm de espessura. Colocar rolinhos indivudiais em formas de muffins previamente untadas com spray para o efeito, e preencher uma tarteira grande com os restantes rolos.




7 - Deixar levedar mais cerca de 30 minutos ou até voltar a dobrar de volume. Levar a cozer no forno a 200ºC aproximadamente durante 15 minutos, vigiando sempre para não queimar o doce!
















Espero que tenham ficado inspirados para o lanche!!!


4 comments: