Friday, February 15, 2013

Delícia de requeijão, cogumelos e espinafres em massa filo


Esta receita surgiu para a participação do 4º aniversário do blog "Os Temperos da Argas".






https://www.facebook.com/blogostemperosdaargas?ref=ts&fref=ts


Estava há uns tempos a pensar em juntar alguns dos meus ingredientes preferidos em algo que resultasse como entrada ou comom uma refeição leve para acompanhar com uma salada e foi este o resultado final.

Uma deliciosa combinação, de requeijão cremoso, massa estaladiça e espinafres frescos!





Ingredientes:

1 embalagem de massa filo
200 gr cogumelos frescos
meia embalagem de espinafres lavados
1 requeijão de seia
azeite aromatizado com alho
manteiga
sal e pimenta
cebolinho


Modo de Preparação:

1 - Pré-aquecer o forno a 220ºC.

2 - Aquecer um pouco o azeite aromatizado com alho e saltear os cogumelos bem lavados e cortados em lâminas generosas. Deixar cozinhar, temperando com sal e pimenta. Quando já tiverem perdido quase toda a água retirar do lume e polvilhar com cebolinho picado.

3 - Colocar os cogumelos num escorredor para escorrer bem a maior parte do líquido para não ir depois ensopar a massa filo.

4 - Forrar uma forma com papel vegetal de modo a permitir que a massa filo não adira à forma e se consiga desenformar facilmente. Ir dispondo folhas de massa por cima umas das outras, pincelando cada uma com uma generosa quantidade de manteiga derretida. Fazer uma camada com 4 folhas.

5 - Colocar uma boa camada de espinafres bem lavados e escorridos sobre a massa filo e depois cobrir com o requeijão desfeito em pedaços generosos. Cobrir com metade da mistura dos cogumelos.

6 - Colocar as restantes folhas de massa filho por cima, pincelando cada uma com a restante manteiga derretida. Fazer nova camada de espinafres, requeijão e cogumelos.

7 - Levar ao forno até dourar, aproximadamente 15 minutos.

8 - Retirar com cuidado da forma e servir!

Acompanhei com uma saladinha de tomates cherry e morangos com vinagres balsâmico - lavei bem os morangos e os tomates, cortando-os depois em pedaços pequenos. temperei com sal grosso e vinagre balsâmico. Fica diferente e delicioso!

Esta é uma receita a repetir pois fica deliciosa e fazendo em ramequins individuais é excelente para uma entrada de festa!

2 comments: