Saturday, November 29, 2014

Delícia de rabanada

Em época natalícia gostamos sempre de experimentar coisas novas cá por casa. Eu gosto particularmente de rabanadas, o marido prefere o bolo rei e os miudos vão comendo de tudo um pouco! Mas tento sempre dar um toque original para haver sempre uma ligeira surpresa e variação de ano para ano.

Desta vez decidi fazer esta receita com rabanadas e ficou simplesmente divinal! A combinação do creme de pasteleiro, aromatizado com aroma de ananás, com a leveza das rabanadas e o toque do abacaxi com mel e hortelã é realmente refrescante.

Deixo aqui a receita para poderem experimentar também aí em casa e, quem sabe, surpreenderem os vossos convidados com esta surpresa!







Ingredientes:

- creme de pasteleiro: 
250 g leite
75 g açúcar
15 g farinha de trigo
15 g farinha maizena
2 gemas
1 casca de laranja (só a parte amarela)

-rabanadas:
2 fatias de pão de forma alto, já para o rijinho (eu deixei ao ar durante um dia e meio)
1 prato de sopa de leite 
1 estrela de anis
1 pau de canela
1 c. sopa açúcar
2 ovos
óleo para fritar
canela em pó

-preparado de abacaxi:
1 fatia de abacaxi, sem casca e centro rijo
6 folhas de hortelã
1 c. sob. mel
1 c. sob. açúcar







Modo de Preparação:

1 - Primeiro começamos por fazer o creme de pasteleiro. Juntar no copo da Bimby 200 g de leite, a casca da laranja e açúcar. Programar 8 min / 90ºC / colher inversa.

2 - Misturar as farinhas numa tigela e juntar 50 ml de leite, mexendo muito bem para desfazer bem as farinhas. Juntar as gemas e mexer muito bem. Quando a Bimby acabar a primeira fase, retirar a casca de laranja e adicionar ao copo da Bimby a mistura de farinhas. Programar mais 8 min / 90ºC / velocidade 2.

3 - Reservar o creme de pasteleiro numa tigela, cobrir com película aderente para não formar camada e levar ao frigorifico até ficar bem fresquinho e fácil de trabalhar.

4 - Aromatizar o leite com que vamos fazer as rabanadas. Levar ao lume o leite com o pau de canela, a estrela de anis e o aroma de ananás e deixar aquecer mas sem levantar fervura. Reservar e deixar arrefecer até ficar à temperatura ambiente.

5 - Preparar a mistura de abacaxi. Juntar numa tigela o abacaxi, o mel, o açúcar e mexer muito bem. Juntar as folhas de hortelã bem picadinhas. Reservar e deixar apurar.

6 - Preparar as rabanadas: passar as fatias de pão pelo leite aromatizado e depois pelo ovo batido. Levar a fritar em óleo até dourar, em lume brando.

7 - Retirar e deixar em papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Polvilhar com canela.

8 - Construir a sobremesa: colocar uma rabanada no prato e cobrir com creme de pasteleiro. Cobrir com a outra rabanada e colocar por cima um pouco da mistura de abacaxi.

9 - Decorar com bagos de romã, que vão dar um toque fresco e muito estaladiço a esta sobremesa! 










6 comments:

  1. adoro rabanadas são a melhor coisa doce do natal para mim

    ReplyDelete
  2. Mas que rabanada tão diferente da convencional... mas deveras sugestiva! A experimentar :)

    ReplyDelete
  3. tem ótimo aspeto, será uma receita a considerar para este natal hehe boas festas!!!

    ReplyDelete
  4. Quem bom aspecto!

    Giveaway a decorrer! :)
    http://dontmakeusblush.blogspot.pt/2014/11/mega-passatempo-de-natal.html

    ReplyDelete