Wednesday, November 5, 2014

GUMELO - Uma parceria muito interessante e saborosa!

De certeza que já ouviram falar do Gumelo pois agora além de estare na internet e no Facebook os criadores deste produto Português têm aparecido frequentemente na comunciação social e em eventos por todo o país e também no estrangeiro.

Tendo eu própria formação em Engenharia de Ciências Agrárias, tive bastante interesse em conhecer este produto 100% Português, ecológico e de produção sustentável. Contactei os responsáveis que foram extremamente simpáticos e que me receberam no GreenFest em Cascais onde tiveram um bonito expositor da variedades disponíveis do Gumelo.






A ideia surgiu e da junção das ideias e conceitos do biólogo João Cavaleiro, do designer Tiago Marques e do farmacêutico Rui Apolinário nasceu o Gumelo. Todos nós podemos comprar através da loja on line aqui ou nos diversos pontos de venda que poderão também ser encontrados no site, e comprando a variedade escolhida aventurar-mo-nos na criação do nosso Gumelo.






O Cogumelo tradicional vem pronto a crescer e permite de uma forma fácil e ecológica produzir cogumelos em casa, da espécie Pleurotus ostreatus, a partir de borra de café, de forma cómoda e simples.

Além do tradicional existe também:


  • Ecogumelo Citrus - que produz cogumelos da espécie Pleurotus citrinopileatus de cor amarela.                                                                                                 http://www.gumelo.com/pt/eco-gumelo-citrus/

  • O Meu Primeiro Gumelo - embalagem mais pequena que a tradicional, com cartonagem com desenhos impressos para que as crianças possam pintar antes de iniciar o ciclo do Gumelo! Está uma ideia original e muito divertida! Os miúdos cá de casa adoraram! http://www.gumelo.com/pt/o-meu-primeiro-gumelo/

  • Pré-Gumelo - representa o desenvolvimento do projecto do cogumelo um pouco antes no ciclo de desenvolvimento do que os outros artigos.                                     http://www.gumelo.com/pt/pre-gumelo/

Posso dizer que estamos verdadeitamente encantados cá em casa com este magnífico produto! Desde o dia zero que a expectativa era grande pois não sabiamos como o cogumelo se iria desenvolver, quanto tempo demoraria e foi uma surpresa! 

No início basta abrir a parte central da cartonagem pelo picotado, como vêm na imagem:





A partir do segundo dia o crescimento era exponencial e era notório em algumas horas um grande crescimento dos cogumelos. 











Foi uma experiência notável e vamos repetir! Começamos com o "Meu Primeiro Gumelo" e agora temos um tradicional e uma embalgem de Citrus para começar, pois cá em casa os Gumelos vieram para ficar! 

Podem consultar a página de facebook e ficar a par das últimas novidades e eventos em que o Gumelo está presente!

Espero que fiquem curiosos e que experimentem pois vale mesmo a pena.

Depois conto-vos como foi que degustámos os nossos deliciosos Pleurotus ostreatus!







3 comments:

  1. é um produto mesmo muito interessante e português! Tão giro o resultado final e deve ser bem engraçado ver o produto a crescer :)

    ReplyDelete
  2. Já tinha ouvido falar, vi inclusivamente uma reportagem na tv. Adoro o conceito!

    ReplyDelete