Friday, December 5, 2014

Rolo de perú recheado com redução de vinho tinto- um prato de Natal!

Depois de algum tempo a colocar receitas de doces hoje foi a vez de experimentar uma nova receita de carne, mais propriamente de perú, chamemos-lhe um ensaio para o Natal! Por vezes faço rolos de carne com carne picada mas andava há imenso tempo para experimentar fazer um rolo com um peito de perú. 

Comprei um peito bem grande, num talho de especialidade perto de mim, e pedi para abrir para fazer o rolo. Quando cheguei a casa ainda tive que cortar um bocado pois era grande demias para a receita de hoje. Escolhi um recheio com cores e sabores de Natal e posso, orgulhosamente, dizer que ficou PERFEITO!

Combina na perfeição com a redução de vinho tinto, aromatizada com alecrim e casca de limão, e também com o arroz selvagem da nossa marca parceira Oriente Rice. Boas combinações com ótimos produtos!

Aproveito para partcipar no passatempo da página de facebook das páginas "Na cozinha da Leonor" e "As receitas da Piteca" aqui:                                                                                                            https://www.facebook.com/nacozinhadaleonor/posts/684749044955806 .





Espero que gostem desta receita de perú reinventada!




Deixo esta sugestão que é também perfeita para tentarem inovar com novos e diferentes recheios e acompanhamentos.


Ingredientes:

Perú - 

1 peito de perú grande, aberto para poder fazer o rolo
1/2 frasco de pimentos assados, em conserva
2 chávenas de espinafres frescos, lavados
100 g bacon cortado em cubinhos
azeite q.b.
1 maçã pequena descascadas e descaroçada
2 c. sopa sultanas
1 c. sopa nozes bem picadas
1 c. sopa de doce de laranja (com pedaços/raspa)
tomilho fresco
1 fatia de pão de forma esfarelada finamente

Redução de Vinho Tinto - 

3 chávenas de vinho tinto
3 c. sopa açúcar
1. c. sobremesa mel
2 ramos de alecrim
1/2 caldo Knorr para bifes

Arroz - 

Sal e pimenta q.b.
1 chávena de arroz selvagem Oriente Rice
2 chávenas de água
Sal q.b.



Modo de Preparação:

1 - Começar por rechear o peito de perú: com o peito aberto em cima de uma tábua de cozinha, por exemplo, comece por temperar com sal, pimenta e uma colher doseadora de Knorr Granulado de Galinha. Depois coloque uma camada de espinafres e calque um pouco para aderir à carne.




2 - Cobrir com os pimentos previamente abertos ao meio, tendo o cuidado de deixar sempre cerca de 2cm de margem para as extremidades da carne, para ser possível enrolar sem deitar por fora o recheio.

3 - Fazer o recheio: numa frigideira aquecer um pouco de azeite e juntar o bacon para dourar um pouco e largar um pouco da sua gordura natural. Depois juntar a maçã partida em cubinhos pequenos e mexer bem, para envolver. Adicionar as passas e o pão e deixar cozinhar mais um pouco. Quando estiver praticamente cozinhado, juntar as nozes e o doce de laranja.




4 - Desligar o lume e envolver bem. Dispor o recheio sobre a carne depois de ter deixado arrefecer um pouco. 

5 - Enrolar com cuidado a carne para formar um rolo, deixando a aba da carne para baixo. Com um cordel de cozinha atar o rolo, mais perfeitamente ou menos, como no meu caso! O que interessa é que fique bem firme e que não deixe escapar o recheio de dentro do rolo.

6 - Embrulhar bem em folha de papel de alumínio e levar ao forno a 200ºC durante cerca de 1h15m, tempo este que pode variar em função do forno de cada um.




7 - Entretanto começar a redução de vinho tinto: num tacho pequeno levar a lume vivo o vinho, com o açúcar, a casca de limão e o alecrim. Depois de começar a ferver adicionar 1/2 caldo Knorr para bifes. Deixar ferver e ir reduzindo até aproximadamente 1/4. Quando estiver quase naquele ponto xaroposo adicionar o mel e uma colher de sobremesa de manteiga e mexer bem vom uma vara de arames. Deligar o lume e repousar.





8 - Quando o tempo de forno da carne acabar, retirá-la do forno e retirar também a camada de folha de alumínio. Levar o rolo ao forno por mais 15 minutos para dourar o exterior e, entretanto fazer o arroz.





9 - Num tacho juntar a água e o arroz, temperal de sal e deixar cozer cerca de 15 minutos.

10 - Empratar: num prato redondo dispor o arroz e à volta distribuir a redução de vinho tinto. Colocar 2 fatias de carne por pessoa e juntar um molho de espinafres para dar um toque crocante e fazer contraste com a cor da redução de vinho!











SABOREAR! 

7 comments:

  1. Gostei muito da apresentação, que sugestão apetitosa!

    ReplyDelete
  2. Ai que bom aspecto! Nhami!!!

    Giveaway a decorrer! :)
    http://dontmakeusblush.blogspot.pt/2014/12/sobre-o-passatempo-de-natal.html

    ReplyDelete
  3. Ótima sugestão para o Natal. Tem um aspeto maravilhoso

    ReplyDelete
  4. Que delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ReplyDelete
  5. Mas que óptimo aspecto! :D

    Seguidora: Lúcia Brandão

    ReplyDelete
  6. Que lindo ficou este rolo! E Deve estar maravilhoso de sabor!!
    Elsa Gouveia.
    De:http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ReplyDelete