Tuesday, February 3, 2015

Fofos de claras e vegetais com salada de requejião com azeitonas

Para combater as constipações e afins que têm rondado a casa o ideal é reforçar as defesas naturais! Hoje já vamos ter sumo de laranja natural ao jantar pois tenho arranjado umas laranjas bastante doces que todos gostam e um reforço de vitamina C vem mesmo a calhar!

Para o almoço de hoje saíram estes fofos feitos com claras de ovo ultra pasteurizadas. Compro nas lojas Celeiro mas penso que no Jumbo também já as vi. São muito práticas quando queremos fazer algo com ovos mas mais leve, que não leve a gema. 



Gostei bastante do resulado pois ficaram bastante húmidos e muito saborosos. Juntei vários vegetais, uma malagueta e gengibre e depois acompanhei com uma salada de um delicioso requeijão com azietonas, da Saloio, que é fantástico! Muito saboroso e o gosto das azeitonas está bem presente, complementando na perfeição a refeição.




Antes de levar ao forno polvilhei os fofos com sementes de chia, da Sementina. tornou-se num sério vício para mim, a chia. Ao pequeno almoço na aveia, ao lanche nos smoothies/batidos ou em refeições salgas, estas sementes são perfeitas e só têm vantagens para a saúde!



Fica então a receita para que experimentem aí em casa.




Ingredientes:

Óleo de Girassol (usei da  BioPlanète, da Sovex)
1 cebola roxa finamente picada
2 dentes de alho picados
1 dedo de gengibre
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
1/2 pimentos laranja
2 chávenas de espinafres
sementes de chia para polvilhar
sal e pimenta q.b.
1 malagueta 
1 chávena de feijão preto escorrido
1 rabanete lavado e sem as extremidades


Modo de Preparação:

1 - Numa frigideira leve o óleo a aquecer e junte o gengibre ralado. Deixe libertar um pouco o aroma e junte a cebola roxa e a malagueta cortada em tiras bem finas.

2 - Depois da cebola reduzir um pouco junte os pimentos cortados em cubinhos e deixe ganhar cor, mexendo bem.
3 - Junte os espinafres e tempere de sal e pimenta. Deixar cozinhar cerca de 3 minutos apenas para os espinafres reduzirem um pouco de tamanho. 

4 - Junte o feijão preto, envolva bem e deixe cozinhar por mais 5-7 minutos.

5 - Pré aqueça o forno a 200ºC e unte formas de muffins. Alternativamente pode usar formas anti aderentes.

6 - Deite em casa forma um pouco da mistura de vegetais, deixando algum espaço para a clara de ovo. Depois junte a clara em cada forma, quase até ao topo.

7 - Polvilhe com as sementes de chia e leve ao forno cerca de 25 minutos, vigiando sempre pois o tempo vai variar um pouco de forno para forno.

8 - Quando estiverem prontas, retirar das formas e deixar arrefecer um pouco enquanto se prepara a salada: numa travessa grande disponha as folhas de alface ou mistura de salada que tenha.
  
9 - Junte umas rodelas de rabanete, bem finas, e junte o requeijão de azeitonas, esfarelando com os dedos para que fique bem distribuido. Junte os fofos à salada e tempere a salada no prato, a gosto. 








1 comment:

  1. Ficou com um aspecto delicioso, seria um excelente jantar
    bjs

    ReplyDelete