Wednesday, July 2, 2014

Creme aveludado de ervilhas


Há alguns dias coloquei no facebook a foto desta sopa maravilhosa! Sempre gostei de ervilhas em tudo: arroz de ervilhas, ervilhas com ovos escalfados, ervilhas salteadas com hortelã e...creme de ervilhas! Adoro, mesmo. Claro que o que faço é perfeito para mim, mas já comi fora e de creme não tinha nada, era apenas um líquido verde com um sabor distante a ervilhas conservadas...

Mas para vocês deixo aqui a receita que faço e que é do mais simples que existe. Como se costuma dizer, e é frequentemente verdade, as coisas mais simples são por vezes as melhores e esta sopinha é o paraíso para aqueles dias frescos e cinzentos em que nos faz falta algo para aquecer a alma e o coração.

Usei na confeção desta receita o caldo de legumes da SOVEX que é bastante natural e que dá um sabor suave e agradável que não se sobrepõem ao sabor natural dos outros ingredientes.

Experimentem e depois digam se não é realmente uma sopa de conforto mas leve e delicada!





Ingredientes:

1 Kg de ervilhas congeladas
1 cebola grande ou 2 pequenas
3-4 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta preta
1 caldo de legumes
Água para cobrir as ervilhas
Folhas de tomilho
2 fartias finas de presunto



Modo de Preparação:

1 - Colocar numa panela uma embalagem de 1Kg de ervilhas congeladas. Juntar uma cebola descascada e cortada em pedaços e também 3-4 dentes de alho, a gosto. 

2 - Levar ao lume e temperar com sal e pimenta preta. Adicionar um caldo de legumes, usei da SOVEX, pois é natural e enriquece bastante o prato. Juntar 1 colher de sopa de azeite.

3 - Deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos.

4 - Retirar do lume e triturar com a varinha até obter um creme aveludado. Se for necessário ir juntando mais água dependendo se gostam de uma sopa mais cremosa ou líquida!

5 - Servir numa tigela com um fio de azeite e perfumar com folhas de tomilho! Acompanhei com presunto finamente fatiado e, além de ficar bonito, soube tão bem!





E vocês que sopas preferem ai por casa? :)

1 comment:

  1. Gosto bastante de ervilhas, e assim num creme ficam deliciosas!

    ReplyDelete