Wednesday, July 2, 2014

Tarte de Cerejas e um lanche em família


Cá em casa somos fãns de cereja, eu e os miúdos. O meu marido não liga tanto mas nós os 3 compensamos e comemos quilos de cerejas à vez! Quem me conhece sabe que estudei em Castelo Branco e quando vou comrpar cerejas lembro-me sempre que tinha um colega de casa que quando voltava de fim de semana vinha carregado com cerejas do Fundão e passávamos horas na varanda a comer cerejas! Já lá vão muitos anos mas as boas recordações ficam sempre!

Curiosamente nunca me tinha aventurado a fazer qualquer tipo de doce e comia-as sempre ao natural. Desta vez decidi pedir aos meus pequenos ajudantes cá de casa que me ajudassem na cozinha a fazer o lanche e foi assim que saiu uma tarte de cereja a 6 mãos: 2 grandes e 4 pequeninas!







Ingredientes:

1,5 Kg de cerejas
60g de açucar ou 30g de adoçante
2 placas de massa quebrada refrigerada
feijões secos para fazer peso
açucar em pó para polvilhar


Modo de Preparação:

1 - Num tacho levar ao lume cerca de 1,5 Kg de cerejas descaroçadas, com 60g de açucar ou 30g de adoçante granulado. Deixar em lume brando e ir mexendo de vez em quando, até as cerejas começarem a amolecer e a mistura ter um aspeto de xarope; demorou cerca de 15-20 minutos. 

2 - Forrar uma forma de fundo amovível com uma base de massa quebrada. Desta vez não tinha tempo para fazer a massa e deixá-la repousar no frio por isso tive que recorrer a estas massas que hoje em dia até são bastante boas!

3 - Perfurar a massa com um garfo para que não suba e colocar sobre a massa uns pesos próprios ou por cima de uma folha vegetal uns feijões secos de modo a fazer peso sobre a massa para que ela manetnha a forma.

4 - Levar ao forno a 200ºC cerca de 20 minutos ou até ganhar alguma cor. 

5 - Retirar a massa do forno e colocar o recheio que já deverá ter arrefecido. Com outra base de massa fazer tiras finas com um corta-pizas ou uma faca bem afiada. Fazer um entrançado ou aplicar simplesmente as tiras alternadas na horizontal e na vertical para formar um padrão. 

6 - Cortar os excessos de massa que fiquem nas extremidades e garantir que as pontas da massa estão bem seladas.

7 - Levar de novo ao forno durante mais cerca de 20 minutos ou até a massa de cima ficar douradinha. Retirar do forno e polvinlhar com açucar em pó.


É realmente uma tarte muito boa e que desapareceu logo no dia seguinte! Deixo a foto com uma das minhas ajudantes, aspirante a chef de cozinha com equipamente e tudo!




2 comments: