Wednesday, January 18, 2012

Cupcakes de Baunilha

Cá por casa gostamos bastante de bolos e, por vezes, utilizo receitas de bolos convencionais para fazer cupcakes colcando a massa em forminhas próprias para o efeito em vez de cozer o bolo numa forma maior.

Desta vez utilizei uma receita própria de cupcakes do livro "200 receitas de Cupcakes". A cobertura de baunilha retirei doutro livro delicioso chamado "The Hummingbird Bakery" - é o paraíso dos cupcakes e não só! São receitas de bolos variados desta pastelaria americana especializada em satisfazer os desejos dos mais gulosos!




Ingredientes:

150 g manteiga amolecida
150 g açúcar
175 g farinha com fermento
3 ovos
1 c. chá essẽncia de baunilha


Modo de Preparação:

1 - Distribuir as formas de papel para queques no tabuleiro próprio para o efeito. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2 - Coloque todos os ingredientes numa taça e bata com a batedeira eléctrica durante 1 a 2 minutos até obter uma consistência leve e cremosa. Fiz este passo na Bimby, colocando todos os ingredientes no copo e programando 2 minutos na Vel. 4, sem temperatura.

3 - Distribua a massa pelas forminhas e leve ao forno cerca de 20 minutos até os cupcakes estarem crescidos e firmes ao toque. Transfira para uma grelha de metal e deixe arrefecer.





Ingredientes (cobertura):


250 g açúcar em pó

80 g manteiga à temperatura ambiente
25 ml leite gordo ou meio gordo
2-3 gotas de essência de baunilha


Modo de Preparação:

1 - Bata a manteiga com o açúcar em pó com a batedeira ou na Bimby, cerca de 2 minutos na Vel. 3 até estar uma mistura uniforme.

2 - Baixe de velocidade e adicione a mistura do leite com a essência de baunilha, em fio pelo bucal da tampa. Depois do leite estar bem incorporado na mistura aumente a velocidade para a 4-5 durante cerca de 5 minutos até obter uma mistura leve e fofa; quanto mais tempo bater mais fofa será a cobertura.

Colocar a cobertura no cimo de cada cupcake com o auxílio de um bico de pasteleiro ou espalhá-lo com uma espátula de cozinha.

2 comments: