Tuesday, June 17, 2014

Lasanha de vegetais primavera

Ontem, como prometido, fiz o meu almoço com produtos gentilmente enviados pela SOVEX. Escolhi para primeira sugestão uma lasanha colorida e saudável. É deliciosa e para mim é uma refeição bastante nutritiva e suficiente para ficar satisfeita; as crianças também gostam mas tem de ser complementado com um peito de frango grelhado, por exemplo, porque se não começam logo a perguntar onde está a carne ou o peixe!

Adicionei um pouco de picante ao molho de tomate pois gosto sempre de sentir um pouco do sabor mas, se fizesse para eles tinha omitido. Cada um faz as suas alterações e eu sou muito de inventar e criar à minha maneira.




A receita que coloco do molho de tomate é cerca de 3 vezes a que utilizei na confeção da lasanha. Prefiro sempre fazer a mais pois assim costumo congelar o que me sobra e aproveitar para depois fazer uma pizza ou massa bolonhesa em dias em que não tenha tanto tempo para cozinhar!

Utilizei então a lasanha "Pasta Slim" e também o caldo de vegetais que ainda não tinha experimentado e que gostei muito; bom sabor e bastante natural mesmo como eu gosto!






Ingredientes:

- Azeite q.b
- Sal e pimenta
- Folhas de manjericão
- 4 tomates maduros
- 1 cebola grande ou 2 pequenas
- 2 dente de alho
- 1 pacote de polpa de tomate
- Oregãos a gosto
- 1 colher de café de flocos de chilli
- 1 courgete
- 2 cenouras
- 1 pimento amarelo
- sementes de sésamo



Modo de Preparação:

1 - Fazer o molho de tomate: refogar uma cebola e um dente de alho em azeite, bem cortadinhos, até ficarem lourinhos. Depois adicionar os tomates lavados e partidos em pedaços pequenos também. Temperar com meio caldo de legumes e um pouco de flocos de chilli. 

2 - Passados 5 minutos em lume brando adicionar a polpa de tomate e deixar apurar durante mais 10-15 minutos, temperando com oregãos a gosto. Reservar.

3 - Numa frigideira grande colocar um fio de azeite e aquecer até ficar no ponto. Juntar o pimento cortado em tiras bem finas e ir juntando aos poucos a cenoura e a courgete em fatias cortadas com o descascador de legumes. Fica muito bonito, o meu filho chama-lhe esparguete de cenoura e courgete!!!  

4 - Temperar com sal e pimenta e juntar um dente de alho esmagado. Depois de 7-10 minutos desligar o lume a juntar 4 folhas de manjericão cortadas em tiras e mexer para distribuir bem o sabor.

5 - Montar a lasanha: num prato fundo ou travessa colocar um pouco do molho de tomate a cobrir o fundo; colocar fatias de massa sobre o molho e cobrir com os legumes salteados. Repetir começando com molho de tomate e acabando com os legumes.

6 - Levar ao forno a 200ºC cerca de 20 minutos ou até estar apetitoso ao gosto de cada um! Colocar um pouco mais de molho de tomate no cimo dos legumes, perfumar com mais folhas de manjericão e polvilhar com sementes de sésamo para dar uma textura crocante!

No comments:

Post a Comment