Saturday, July 24, 2010

Bacalhau à casa da Maria

Para os anos do meu maridão queria fazer um prato de bacalhau mas como não me apetecia fazer algo que já conhecesse decidi improvisar e o resultado foi este!
Basicamente fui ver os ingredientes que tinha e que poderiam combinar com o bacalhau - o resultado foi muito bom e os convidados gostaram bastante!


Ingredientes:

6 lombos de bacalhau demolhado
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
azeite q.b. para o refogado
1 embalagem de miolo de camarão congelado
1 cenoura ralada
850 g de batatas congeladas às rodelas
pão ralado aromatizado com alho e salsa
8 fatias de presunto
sal e pimenta
4 c. sopa de farinha
Leite q.b. para o molho bechamel
Noz moscada
3 colheres de sopa de manteiga


Modo de Preparação:

1 - Começar por cozer os lombos de bacalhau. Depois retire-lhes a pele e corte-os em pedaços pequenos.

2 - Frite as batatas até ficarem com uma cor dourada mas não deixando fritar completamente. Eu usei a Actifry que é bastante saudável, uma vez que nas batatas congeladas não é necessário acrescentar gordura nenhuma.

3 - Faça um refogado com o azeite e as cebolas e os alhos finamente picados. Quando a cebola estiver dourada junte o miolo de camarão ainda meio congelado.

4 - Mexa e deixe cozinhar durante 3-4 minutos. Junte a cenoura ralada, mexa bem e adicione os espinafres aos poucos, mexendo sempre bem entre cada adição para ficar tudo bem distribuído.

5 - Depois dos espinafres estarem bem envolvidos junte os pedaços de bacalhau e mexa de novo. Rectifique os temperos de sal e pimenta.

6 - Disponha no fundo de um pirex grande as batatas às rodelas. Depois cura com metade do preparado de bacalhau, tendo o cuidado de escorrer um pouco antes a   mistura pois os espinafres deverão ter largado alguma água que não convém que fique no pirex. Adicione as fatias de presunto, espalhando-as bem pelo pirex e cubra com o resto do preparado de bacalhau.

7 - Faça o molho bechamel: num tacho leve ao lume a manteiga e quando esta derreter adicione a farinha. Mexa bem e depois vá adicionado o leite aos poucos (ou água de cozer o bacalhau) até que o molho fique com a consistência desejada. Tempere com noz moscada a gosto.

8 - Cubra o preparado do tabuleiro com o bechamel e espalhe o pão ralado aromatizado por cima. Leve ao forno a gratinar (200-250ºC) durante 15 minutos ou até ficar douradinho.

Agora é só saborear!


1 comment:

  1. Adoro pratos de bacalhau...
    A combinação escolhida é deliciosa de certeza :)

    Bjs

    ReplyDelete