Tuesday, June 24, 2014

Bolo do caco com cobertura mediterrânica


E hoje apeteceu-me um almoço diferente! Pois bem, já andava com saudades de um creme de ervilhas e foi o que fiz para começar a minha refeição; adoro esta sopa bastante cremosa e aromática que vou colocar também de seguida para experimentarem aí em casa!

Depois para acabar em beleza fiz esta delícia que vou repetir, sem dúvida, para festas, em versão miniatura pois vão agradar a grandes e pequenos de tão deliciosa que é! Usei ingredientes tradicionalmente mediterrânicos como o manjericão, queijo feta, azeitonas, tomate, azeite e um ingrediente novo, bem original e quente!






Para finalizar usei um pouco de geleia de malagueta, da Molhos & Sabores. O contraste entre o salgado do queijo e o adocicado mas picante da geleia resulta maravilhosamente bem! Aconselho mesmo a comprarem este produto pois eu nunca vi nada parecido à venda e fiquei rendida, quero mais!




Deixo então a receita para vos guiar mas, como sempre, cada um pode sempre adicionar isto ou aquilo que goste mais para personalizar o prato a seu gosto!



Ingredientes:

1 bolo do caco pequeno (1 metade/pessoa)
azeite q.b.
1 dente de alho 
folhas de manjericão (usei 8)
1 fatia de queijo feta (cerca de 2 dedos de espessura)
4 tomates cherry
6 azeitonas pretas
3 fatias de presunto finamente fatiadas
1,5 colher sopa de geleia de malagueta 







Modo de Preparação:

1 - Corte o bolo do caco ao meio, transversalmente para usar apenas uma das metades por pessoa. Coloque na torradeira e torre a gosto; eu prefiro sempre duas vezes para ficar bem estaliço!

2 - Lavar os tomates, secá-los e cortar em metades. Descaroçar as azeitonas pretas. 

3 - Depois do pão torrado pincelar o pão com um fio de azeite e esfregar com um dente de alho descascado para aromatizar, sem ficar com o sabor forte do alho.  

4 - Começar a montar a cobertura: colocar uma cama de folhas de manjericão no pão; esfarelar um pouco de queijo feta por cima e cobrir com as metades de tomate. Espalhar as azeitonas por cima e, por fim, distribuir as fatias de presunto de modo a ficar bem bonito!

5 - Regar com um fio de azeite e espalhar colheradas de geleia de malagueta e gosto!

Experimentem e depois digam lá se não é fantástico!

1 comment: