Wednesday, January 14, 2015

Brownies !!!

Hoje foi dia de bolinho e escolhi a receita de brownies que estava no desafio semanal da página de facebook da Teka. Em substituição do aroma de baunilha usei meio cálice de licor de frutos vermelhos Chocolicor e o chocolate que usei foi o Jubileu Plus Noir 85% pois cá em casa gostamos mais de chocolates amargos. Antes de o usar na receita pulverizei-o na Bimby na velocidade 9 durante 15 segundos.

O resultado foi ótimo e depois de cortar os quadradinhos de brownie ainda os passei pelo chocolate em pó para ter um travo bem distinto.

Agora vou eu lanchar e deixo-vos a sugestão!





Ingredientes (24 brownies):

3 chávenas de farinha de trigo
150 g margarina
9 c. água gelada
1/4 chávena manteiga à temperatura ambiente
1 + 1/4 chávena de açúcar
2 ovos
1 c. sob. extrato de baunilha (usei 1/2 cálice de licor de frutos vermelhos Chocolicor)
2 c. chá água
1 chávena farinha
1/2 chávena chocolate em pó (udei o Jubileu 85% cacau)
1/4 c. chá fermento
1/4 c. chá sal


Modo de Preparação:

1 - Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2 - Numa tigela junte a manteiga e o açúcar e bata bem. Junte os ovos, a água e o extrato de baunilha ou licor. Bata até ficar cremoso.

3 -  Numa peneira grande adicione a farinha, o chocolate, o fermento e o sal, junte aos ingredientes líquidos e vá bantendo até misturar tudo. A massa fica um pouco mais pesada que a dos bolos normais, mas é mesmo assim.

4 - Untar uma forma com manteiga e se quiser polvilhar com farinha. Verter a massa do brownie e garantir que fica uniforme no tabuleiro.

5 - Levar a cozer durante cerca de 15 minutos para ficar com o centro um pouco húmido mas garantindo que não fica mal cozido.

6 - Retirar do forno, cortar em quadrados e, opcionalmente, polvilhar com mais chocolate em pó.


Alguns dos ingredientes que utilizei nesta receita e mais umas fotos para abrir o apetite!

















1 comment: