Wednesday, January 21, 2015

Salada de quinoa com queijo de cabra e azeitonas

Como não podia deixa de ser e, como tinha prometido, deixo aqui a receita que fiz hoje para o meu almoço. É uma sugestão que inclui as sementes de quinoa, provenientes da parceria Sementina e o queijo Palhais especial saladas, com queijo de cabra, azeitonas e oregãos.




Adoro saladas mas nos dias mais frios gosto mais de as fazer com ingredientes base como o cuscus ou feijão para enriquecerem um pouco mais o prato e não ficarem tão "frias", se é que me faço entender! Experimentei então a quinoa e adorei o resultado, fiquei fã assumida e lá terei de passar a incluir este ingrediente na minha lista de sementes a comprar pois tem uma textura bastante boa, em que se sente o grão, dando uma dimensão bastante agradável à salada.

Achei também que agarra bastante bem os sabores e combinou na perfeição com o queijo Palhais que tinha para experimentar, com o queijo de cabra e o azeite e oregãos em que vem marinado. Espero que gostem e que fiquem também curiosos em experimentar pois vale a pena, vão gostar de certeza!








Ingredientes: (2 pessoas)

1 embalagem de Palhais especial saladas, com queijo de cabra, azeitonas e oregãos
100 g de sementes de quinoa
10 tomates cherry
1/2 pepino pequeno
folhas de manjericão
1/2 limão
5 fios de açafrão
sal q.b.


Modo de Preparação:

1 - Começar por colocar a quinoa a cozinhar, usando a proporção de 1 medida de quinoa para 2 de água. Quando a água começar a ferver juntar os fios de açafrão, mexer e juntar a quinoa. Cozinhar em lume médio cerca de 15 minutos, dependendo da textura que gostarem. Eu cozinhei cerca de 11 minutos pois gostei do grão assim. 

2 - Lavar o pepino e cortar ao meio. retirar a pele e as sementes e cortar em pedaços pequenos.

3 - Lavar os tomates cherry e cortar ao meio.

4 - Quando a quinoa estiver cozinhada retirar para um prato e deixar arrefecer um pouco.

5 - Fazer a salada numa taça grande: à quinoa juntar o pepino, os tomates e mexer para envolver. Depois juntar o queijo Palhais, juntamente com metade do líquido da marinada, para temperar a salada.  

6 - Juntar um pouco de sal, pouco pois o queijo de cabra já é naturalmente salgado e juntar as folhas de manjericão, o sumo de limão e raspa do mesmo para finalizar!

7- Comer e saborear esta combinação deliciosa!







No comments:

Post a Comment