Monday, January 26, 2015

Overnight Oats!

Pela primeira vez não sei como dar o nome a algo em português pois passei já várias vezes por receitas do género e aparece sempre o nome em inglês que, de facto, não é fácil de traduzir! "Aveia feita de véspera" não soa muito bem mas é de facto o que isto é ,e tendo experimentado pela primeira vez, posso dizer que acho que descobri quem vai destronar o meu pão ao pequeno almoço!




Sempre disse que "quem me tira o meu pãozinho de manhã tira-me tudo" mas depois de experimentar esta aveia estou convencida a torná-la parte essencial do meu pequeno-almoço pelo menos 4 vezes por semana.

É muito prático pois é algo que fazemos na noite anterior e de manhã só temos que tirar do frigrífico e comer! Nada de perder tempo, quando o objectivo é mesmo sair de casa num instante, no meu caso, depois de despachar os dois pequenotes que de manhã estão sempre naquele modo lento/parado!

Neste caso eu fiz 3 pequenos-almoços numa tarde e ficaram ótimos. Comi primeiro o que tinha banana pois tem mais tendência a oxidar, e depois as de frutos vermelhos. Gostei de todas as combinações e aqui é onde cada um de nós pode adaptar a receita com ingredientes ao seu gosto.

Para fazer a aveia temos de ter ingredientes base:

- aveia
- leite
- sementes de chia
- iogurte
- fruta
- sementes/compota, coco ralado...

Depois apenas escolhemos adicionar as combinações que gostamos mais. As que usei tiveram como base um canel do youtube que sigo e do qual gosto bastante pois tem ideias super práticas e convenientes como, por exemplo, as saladas em frasco que vou também mostrar esta semana. Outra solução rápida, prática e muito saudável que permite ter uma refeição leve em poucos minutos!


Ingredientes: (3 doses)

3 iogurtes (usei Pur Natur, da Origens Bio)
3 chávena de aveia regular/integral
3 c. sopa sementes de chia (usei da Sementina)
1,5 chávenas de leite (usei leite de amêndoa Joya, da Origens Bio) - 1/2 chávena/dose
1/2 embalagem de framboesas
20 ml mel (usei iellow - 1 pacote de 15g e 1 de 5g)
1 banana
1/2 embalagem de mirtilos
1. c. sob. raspa de limão 
1 c. sopa nozes picadas




Modo de Preparação:

1 - Num fasco deitar uma dose de aveia e cobrir com leite. Juntar 1 c. sopa de sementes de chia e deitar por cima o iogurte. Dosear um pouco de mel. Descascar a banana e cortar em rodelas, que se colocam por cima do iogurte e cobrir com as nozes, comprimindo um pouco para a banana fica ligeiramente mergulhada no iogurte. 

2 - No segundo frasco deitar uma dose de aveia e cobrir com leite. Juntar 1 c. sopa de sementes de chia e deitar por cima o iogurte. Dosear um pouco de mel. Dispor as framboesas por cima do iogurte, se quiser pode também colcoar um pouco de chocolate ralado. 

3 - No terceiro frasco deitar uma dose de aveia e cobrir com leite. Juntar 1 c. sopa de sementes de chia e deitar por cima o iogurte. Dosear um pouco de mel. Dispor os mirtilos por cima do iogurte e polvilhar com a raspa de limão para aromatizar.

4 - Fechar bem os frascos e reservar no frigorífico até à hora de servir!  



À medida que for experimentando novas combinações vou colocando no blog para ajudar também a dar ideias e poderem variar também o vosso pequeno almoço! Devo dizer que tem outro aspeto positivo: o dito pãozinho é bem bom mas quando o como sinto sempre alguma fome a meio da manhã enquanto que com a aveia fico saciada e não tenho fome até à hora de almoço - o que é bom faz bem e sente-se!










3 comments:

  1. Já tinha ouvido falar e parece me deliciosas. Tenho que exprimentar.
    xoxo
    http://alebanac.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Eu chamei-lhes 'aveia adormecida' mas realmente a tradução não é fácil...

    ReplyDelete
  3. olá bom dia,
    durante quandos dias se conserva a aveia já preparada no frigorífico? Ou seja, se eu fizer 3 doses de uma vez, duram 3 dias?
    obrigada!
    maria

    ReplyDelete