Thursday, January 22, 2015

Tarte de presunto, pêra e rúcula com queijo Saloio e mel!

Hoje foi dia de fazer uma receita que já andava há imenso tempo para experimentar. É uma conjugação de ingredientes fantásticos e gostando deles todos em separado devo dizer que a combinação é, sem dúvida, fantástica!

É uma excelente ideia para uma entrada, num caso de um almoço ou jantar de amigos ou para uma refeição leve, acompanhada de uma sopa, por exemplo. Por acaso hoje estava sozinha ao almoço e, por isso, já tenho jantar pois não consigo guardar esta maravilha para amanhã!

Usei o queijo Serra da Vila, da Saloio, que rendeu umas lascas deliciosas e viciantes. Deram um toque ligeiramente salgado e cremoso à tarte que conjugou muito bem com o doce do mel iellow que experimentei pela primeia vez. A unidose é super prática e muito fácil de usar!



Ainda vai a tempo do jantar, esta sugestão?

Ingredientes:

rúcula selvagem
1 pêra
8 fatias de presunto
queijo Serra da Vila (a gosto)
1 pacote de mel iellow (15g)
vinagre balsâmico para finalizar (cremoso)
1 placa de massa folhada rectangular



Modo de Preparação:

1 - Dispor a placa de massa folhada numa placa de ir ao forno ou tabuleiro, fazendo um semi corte a toda a volta do rectangulo para que a parte exterior suba um pouco ao cozer. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar dourada. 




2 - Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco.

3 - Dispor sobre a massa as folhas de rúcula e as fatias de presento ligeiramente enroladas sobre si próprias para dar um efeito bem bonito. 

4 - Lavar a pêra e cortar em quartos. Retirar o caroço e ir cortando fatias finas sem separar as fatias para depois poder fazer o efeito final que se vê na foto.

3 - Colocar as pêras sobre a tarte e temperar com o vinagre balsâmico e o mel, tentando que fique o mais espalhado possível para ser possível sentir os sabores por toda a tarte.

4 - Por fim, lascar o queijo Serra da Vila com um descascador de legumes e ir distribuindo por toda a tarte a gosto, por aqui ainda tive que comer mais um pouquinho, pois é maravilhoso!












Ficaram tentados a experimentar? Espero que sim!





4 comments:

  1. Que sabores fantásticos! Gosto mesmo destas combinações de algo doce com algo salgado, a fruta, o queijo. Muito bom! Beijinhos da Susana :)

    ReplyDelete